http://www.4shared.com/file/130289197/3c5522d/mapa_simples.html
http://www.4shared.com/file/130289325/dbb3ea4/Mapa-Visual-60.html
http://www.4shared.com/file/130287930/8982098f/mosaico_diagrama.html
http://www.4shared.com/file/130289529/800e3d/Planta_Par_de_Minas.html
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Primeiro Trabalho: "Inserção e caracterização regional do Município de Pará de Minas"
Trabalho Prático de Grupo 01 (TPG01)
(Valor 30 pontos)
Objetivo:
- capacitar o aluno à analise e formulação de diagnóstico na escala municipal e regional de cidades de porte médio.
Roteiro:
1 Inserção geográfica do município com sua contextualização regional com analise das relações geográfico-espaciais e socioeconômicas com os municípios vizinhos.
Elaborar uma análise do contexto regional no qual o município insere-se considerando, no mínimo, os municípios vizinhos. A analise deve considerar pelo menos os aspectos demográficos (dimensão e características da população, analise do processo de crescimento demográfico comparando a série histórica decenal do censo, analise e evolução da população urbana e rural) e socioeconômicos (base econômica, tipos de industrias existentes e participação na economia do município, produto interno bruto municipal, ICMS municipal, renda, participação economica do município em relação á região de analise considerada, analise e comparação dos IDHs municipais).
Afinal cabe definir o papel e a importância do município na região considerada. Sugerem-se duas etapas de analise considerando, em um primeiro momento a região Centro-Oeste, para depois abordar uma analise mais detalhada e local considerando os municípios limítrofes.
2 Caracterização e analise do território municipal:
a) analise do processo de crescimento ao longo da sua história associado à evolução socioeconômica.
Analisar o processo de implantação do núcleo urbano e seu processo de emancipação e crescimento associado aos diferentes contextos socioeconômicos e políticos presentes ao longo de sua história, salientando as etapas de evolução e os momentos mais importantes. A analise do processo deverá ser referendada, além do texto, também do ponto de vista espacial, através a elaboração de mapas temáticos (coleção de mapas) ou através de mapa temático de síntese.
b) forma urbana e suas relações com a infra-estruturação do território, as atividades econômicas pericentrais, periurbanas e rurais, as áreas rurais.
Analisar a forma urbana atual, respondendo a questões do tipo: como é a forma urbana atual do município? E até que ponto ela depende da presença das infra-estruturas viárias? E até que ponto a rede viária condicionou e condiciona a conformação urbana e de que maneira? Existe uma relação entre a forma urbana e outros tipos de infra-estruturas? Como, por exemplo, grandes equipamentos? Como as condicionantes ambientais (rede hidrográfica e unidades hidrográficas, a presença de acidentes topográficos, as características geomorfológicas, geotécnicas e geológicas, etc.) influem?
Considerando as características morfológicas funcionais da cidade, segundo quais lógicas e objetivos se deslocam as atividades econômicas? Quais atividades são mais presentes no centro? Quais nos bairros pericentrais? Quais nos bairros da periferia continua? Quais nos bairros da periferia descontinua? Quais na área periurbana? Quais na área rural? E como se caracterizam as áreas rurais? Existem núcleos urbanos rurais? Aonde estão localizados? Quais são suas características e dinâmicas atuais?
c) vetores de crescimento urbano-econômico e da infra-estruturação do território associados á caracterização e análise das dinâmicas imobiliárias.
Analisar segundo quais direções a cidades está crescendo e suas infra-estruturas, segundo quais dinâmicas e com quais características. Avaliar se os vetores existentes são relacionados com o desenvolvimento econômico e suas relações com o mercado imobiliário local.
d) distribuição da população no território municipal e analise dos fluxos existentes.
Analisar como a população se distribui no território segundo as características socioeconômicas, buscando determinar as regras e o padrão de localização visando destacar e localizar, de maneira preliminar, a presença de produtos imobiliários associados aos diferentes perfis socioeconômicos.
e) aspectos físico-geográficos do relevo (geomorfologia, declividade, hidrografia, geologia).
Analisar os aspectos mais importantes com relação as condicionantes ambientais existentes e seu grau de participação na conformação urbana (inércias e facilitação), indicar a presença de categorias de risco instalados e seus graus e de que maneira estes influem, direta ou indiretamente, no processo de ocupação e estruturação urbana.
f) aspectos ambientais, áreas de proteção e áreas de restrição à ocupação.
Analisar a presença de recursos ambientais e a forma com a qual são tratados por parte da população local e por parte da pública administração.
g) estrutura econômica com as atividades dominantes, em expansão ou em retração, indicadores da capacidade produtiva do município.
Analisar a base econômica do município destacando de maneira detalhada as atividades presentes, divididas por setores econômicos e seus indicadores de capacidade (quantidades de bens produzidos, vendidos e de serviços ofertados). Sua participação na economia local atual e as dinâmicas existentes destacando setores em crescimento e setores em retração ou crise.
h) estrutura sócio-cultural e sanitária.
Analisar a oferta municipal em termos de equipamentos ligados ao setor sócio-cultural e sanitário destacando a abrangência de cada um deles, o desempenho e as eventuais carências. Analisar a estrutura da sociedade organizada (associações de classe, associações comunitária, associações de bairro, movimentos, ongs, etc.).
i) estrutura político-administrativa.
Analisar a estrutura e articulação do poder público local. Analise da quantidade e do tipo de secretarias existentes, seu grau de descentralização e atendimento ao cidadão. Analisar o histórico político-administrativo dos últimos vinte anos.
l) instrumentos de planejamento existentes.
Buscar a analisar os instrumentos de planejamento existentes e identificar as propostas existentes para Pará de Minas.
3 Síntese.
Extrair para cada aspecto analisado os elementos/questões considerados mais importantes de maneira a elaborar uma sintese geral/retrato da atualidade do município escolhido.
4 Conclusões.
Elaboração de hipóteses a respeito do município estudado que possam servir para nortear propostas de intervenções em âmbito regional e municipal a serem resgatadas no trabalho propositivo (3° trabalho).
Observações: o trabalho se compõe de um conjunto de pranchas A2, deve ser apresentado através de textos, mapas e ilustrações em geral (croquis, fotos, etc.) e também com apresentação em Powerpoint a ser utilizada para o seminário.
Valor 30 pontos, sendo 20 pontos de avaliação em grupo e 10 de avaliação individual.
Data da entrega conforme calendário da disciplina
CRONOGRAMA OFICINA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO
versão curricular 2009/1
DISCIPLINA: OFICINA DE PLANEJAMENTO URBANO: PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO MUNICIPAL
CÓDIGO: URB016CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória
PRÉ-REQUISITO: História, Teoria e Filosofia da Arquitetura e da Arte: Introdução (ACR027); Oficina de Fundamentação e Instrumentação (ARQ010); Oficina Integrada de Topografia e Cartografia (CRT013)
CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 0 horas 0 créditos
PRÁTICA: 120 horas 8 créditos
TOTAL: 120 horas 8 créditos
PROFESSOR: Dr. Alfio Conti
Cronograma
3/9 Apresentação da oficina ementa, objetivos, programa de atividades e critérios de avaliação, formação dos grupos de trabalho.
Lançamento do Trabalho Prático de Grupo 01 (TPG01): “Inserção e caracterização regional do Município de Pará de Minas”. (Valor 30 pontos) Data-Show
4/9 Aula expositiva:”Urbanização e cidades- uma visão geral do processo de urbanização brasileira no século XX e XXI”.
Exercício prático: Orientação em sala de aula com preparação da base cartográfica e da maquete. Data-Show
10/9 Aula expositiva: ”Planejamento Urbano e Regional no Brasil, uma revisão histórica”.
Exercício prático: Orientação em sala de aula - elaboração de mapas temáticos de analise regional. Data-Show
11/9 Aula expositiva: “Metrópoles e perimetropolização - O espaço perimetropolitano de Belo Horizonte”.
Exercício prático: Orientação em sala de aula - elaboração de mapas temáticos de analise regional. Data-Show
17/9 VISITA DE CAMPO EM PARÁ DE MINAS – contato com os parceiros e aula à noite em Pará de Minas.
Aula expositiva: “A regionalização do espaço perimetropolitano de Belo Horizonte - A Região do Centro Oeste Mineiro”.
18/9 Aula expositiva: “A sub-região Leste do Centro-Oeste Mineiro e a cidade de Pará de Minas”.
Exercício prático: Orientação em sala de aula - elaboração de mapas temáticos de analise regional.. Data-Show
24/9 Entrega, apresentação e discussão em sala de aula dos resultados do TP01 com a participação de outros professores do curso. Data-Show
25/9 Entrega, apresentação e discussão em sala de aula dos resultados do TP01 com a participação de outros professores do curso. Data-Show
1/10 Lançamento do Trabalho Prático de Grupo 02 (TPG02) – “Diagnóstico urbano-territorial do município e da sede de Pará de Minas”.(Valor 30 Pontos) Data-Show
2/10 Aula expositiva: “Planejamento Integrado e Participativo - O Plano Diretor e os instrumentos de planejamento local”.
Exercício prático: Orientação em sala de aula - elaboração de mapas temáticos de analise regional Data-Show
8/10 Aula expositiva: “Urbanização e meio ambiente”.
Exercício prático:analise das condicionantes físico- ambientais – elaboração de mapas temático e temáticos analíticos de síntese. Data-Show
9/10 Aula expositiva: ---
Exercício prático: analise das condicionantes físico- ambientais – elaboração de mapas temático e temáticos analíticos de síntese.
15/10 VISITA DE CAMPO EM PARÁ DE MINAS – levantamento de dados e aula à noite em Pará de Minas.
Aula expositiva: “Cidades e morfologia urbana – a morfologia das cidades médias de Minas Gerais”.
16/10 Aula expositiva: ---
Exercício prático: analise das condicionantes físico-morfológicas - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese.
22/10 Aula expositiva: “Cidades e funções urbanas– uma analise a partir da LUOPS”.
Exercício prático: analise das condicionantes físico-funcionais - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese. Data-Show
23/10 Aula expositiva: ---
Exercício prático: analise das condicionantes físico-funcionais - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese.
29/10 Aula expositiva: “População e distribuição espacial urbana”.
Exercício prático: analise das condicionantes socioeconômicas - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese. Data-Show
30/10 Aula expositiva: ---
Exercício prático: analise das condicionantes socioeconômicas - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese.
5/11 VISITA DE CAMPO EM PARÁ DE MINAS – levantamento de dados e aula à noite em Pará de Minas.
Aula expositiva: “Legislação urbanística, planejamento participativo e gestão urbana”.
6/11 Aula expositiva: ---
Exercício prático: analise das condicionantes legais - elaboração de mapas temáticos e temáticos analíticos de síntese.
12/11 Entrega, apresentação e discussão em sala de aula, ou em Pará de Minas, dos resultados do TP02 com a participação de outros professores do curso e representantes dos parceiros. Data-Show
13/11 Entrega, apresentação e discussão em sala de aula, ou em Pará de Minas, dos resultados do TP02 com a participação de outros professores do curso e representantes dos parceiros. Data-Show
19/11 Lançamento do Trabalho Prático de Grupo 03 (TPG03) – “Elaboração de instrumento de planejamento local e diretrizes para elaboração de plano local de habitação de interesse social”.(Valor 40 Pontos) Data-Show
20/11 Exercício prático: elaboração de propostas.
26/11 Exercício prático: elaboração de propostas.
27/11 Exercício prático: elaboração de propostas.
3/12 Exercício prático: elaboração de propostas.
4/12 Exercício prático: elaboração de propostas.
10/12 VISITA DE CAMPO EM PARÁ DE MINAS
Montagem de Seminário e debate com apresentação e discussão dos resultados do TP01, 02 e 03 junto com os parceiros locais.
11/12 VISITA DE CAMPO EM PARÁ DE MINAS
Montagem de Seminário e debate com apresentação e discussão dos resultados do TP01, 02 e 03 junto com os parceiros locais.ANO: 2009/2º semestre
Oficina de Planejamento: problemas de desenvolvimento urbano municipal

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO
versão curricular 2009/1
PROGRAMA DE DISCIPLINA
ANO: 2009/2º semestre
DISCIPLINA: OFICINA DE PLANEJAMENTO URBANO: PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO MUNICIPAL
CÓDIGO: URB016
CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória
PRÉ-REQUISITO: História, Teoria e Filosofia da Arquitetura e da Arte: Introdução (ACR027); Oficina de Fundamentação e Instrumentação (ARQ010); Oficina Integrada de Topografia e Cartografia (CRT013)
CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 0 horas 0 créditos
PRÁTICA: 120 horas 8 créditos
TOTAL: 120 horas 8 créditos
PROFESSOR: Dr. Alfio Conti
EMENTA:
Planejamento de municípios de pequeno e médio porte: uso e ocupação do solo; instrumentos de política urbana. Planejamento sustentável. Planejamento sustentável e Planejamento Participativo. Infra-estrutura e equipamentos urbanos. Metodologia de coleta e tratamento de dados para análise, diagnóstico, prognóstico e diretrizes de planejamento. Políticas públicas para os assentamentos urbanos.
OBJETIVOS:
O objetivo da disciplina é conhecer, discutir e aplicar técnicas de planejamento em um município de pequeno ou médio porte. Serão debatidas e aplicadas metodologias de coleta e tratamento de dados para análise, diagnóstico, prognóstico e elaboração de propostas e diretrizes. Serão abordados temas que possibilitem a compreensão do papel, das características e dos problemas dos municípios de pequeno e médio porte brasileiros em âmbito regional e/ou metropolitano e em âmbito intraurbano. Serão tratadas, dentro de uma abordagem critico-analítica, as questões relativas ao marco regulatório e legal; uso e ocupação do solo; instrumentos de política urbana; planejamento ambiental e sustentável; planejamento participativo; sistema de transporte, sistema de infra-estrutura e equipamentos urbanos e políticas assentamentos habitacionais de interesse social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – PARTE TEÓRICA
A disciplina é eminentemente prática, entretanto, pela proposta de trabalho irá se valer de conjuntos de aulas expositivas destinados a fornecem os subsídios teórico-técnicos necessário para a elaboração dos trabalhos previstos. Tais conjuntos irão abordar temas como: conceitos de planejamento urbano e regional, desenho urbano, gestão urbana e política urbana; espaço urbano x espaço rural; espaço urbano, formação, evolução, morfologia e seus agentes produtores; características institucionais dos municípios; tipologia de municípios; uso e ocupação do solo; infra-estrutura e equipamentos urbanos; inter-relação entre aspectos ambientais, funcionais, morfológicos, políticos, sócio-econômicos e sócio-culturais; conceitos de gestão urbana; avaliação de tendências e potenciais de transformação; planejamento participativo; planejamento estratégico; planejamento ambiental e sustentável; legislação urbanística; instrumentos de política, planejamento e gestão urbanos; plano diretor; planos setoriais; lei de uso e ocupação do solo; Estatuto da Cidade; intervenções urbanas; regularização fundiária; práticas de planejamento; políticas públicas para assentamentos habitacionais de interesse social.
Em virtude desta necessidade o primeiro conjunto de aulas expositivas terá como objetivo a introdução aos processos de urbanização e ao planejamento urbano e regional no Brasil, a saber:
- ”Urbanização e cidades- uma visão geral do processo de urbanização brasileira no século XX e XXI”;
- ”Planejamento Urbano e Regional no Brasil, uma revisão histórica”.
O segundo conjunto servirá para introduzir a questão regional referendada no município escolhido para analise, a saber:
- “Metrópoles e perimetropolização - O espaço perimetropolitano de Belo Horizonte”;
- “A regionalização do espaço perimetropolitano de Belo Horizonte - A Região do Centro Oeste Mineiro”;
- “A sub-região Leste do Centro-Oeste Mineiro e a cidade de Pará de Minas”.
O terceiro conjunto servirá para entender as práticas e os instrumentos de planejamento local, e capacitar os alunos à elaboração de diagnóstico urbano integrado, e proposta de instrumento de planejamento local, a saber:
- “Planejamento Integrado e Participativo - O Plano Diretor e os instrumentos de planejamento local”;
- “Urbanização e meio ambiente”;
- “Cidades e morfologia – a morfologia das cidades médias de Minas Gerais”;
- “Cidades e funções urbanas– uma analise a partir da LUOPS”;
- “População e distribuição espacial urbana”;
- “Legislação urbanística, planejamento participativo e gestão urbana”.
B – PARTE PRÁTICA
Desenvolvimento de processo de investigação regional e urbana para a elaboração de ações/instrumentos de planejamento em um ou mais de um município de pequeno ou médio porte.
Serão realizadas atividades de caracterização prévia do(s) município(s) na escala regional e intraurbana. Estas atividades servirão como pressuposto para a definição dos objetivos a serem alcançados, para a definição da metodologia de elaboração de diagnóstico e prognóstico.
Estas atividades servirão, outrossim, para a avaliação de alternativas de soluções através a definição de instrumentos a serem adotados e a apresentação de propostas e estratégias de ação.
MÉTODOS DE ENSINO:
Aulas expositivas e participativas com uso de recursos audiovisuais, trabalhos de campo, seminários temáticos, estudos dirigidos e orientações individuais e aos grupos de trabalho. Serão utilizados debates, discussões, painéis, vídeos, data show, palestras, seminários, dinâmicas, trabalhos individuais e em grupos. Serão feitas visitas técnicas e trabalhos de campo.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pelos trabalhos apresentados em equipe e individualmente, nos atendimentos, nos seminários, nas atividades em sala de aula e nos trabalhos de campo.
Nas avaliações dos trabalhos será considerado, quanto ao conteúdo: abordagem de todos os aspectos solicitados nos roteiros; capacidade de compreensão e avaliação da realidade em estudo; iniciativa de investigação e pesquisa; processo de desenvolvimento do trabalho (individual e em grupo); quanto à apresentação: clareza e objetividade de expressão, organização lógica, representação cartográfica, qualidade e correção técnica da proposta de planejamento urbanístico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMORIM FILHO, O. B. A morfologia das cidades médias. Goiânia: Vieira, 2007.
AMORIM FILHO, O. B.; ARRUDA, M. A. Os Sistemas Urbanos. In: BDMG Minas Gerais do Século XXI: reinterpretando o espaço mineiro. Belo Horizonte: BDMG, 2002.
BRASIL. Estatuto da Cidade - Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos Deputados, Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, Caixa Econômica Federal e Instituto Polis, 2001.
BRASIL. Legislação Federal. /http:>. Acesso em: 29 julho 2009.
BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria de Programas Urbanos. Plano Diretor Participativo: guia para sua elaboração pelos municípios e cidadãos. Brasília: Ministério das Cidades, 2004.
CONTI, A. O espaço perimetropolitano de Belo Horizonte: uma análise exploratória / Alfio Conti. Belo Horizonte, 2009. 2v. 625f. : Il. Orientador: Oswaldo Bueno Amorim Filho Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação
Espacial.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
FERRARI, Celso. Curso de planejamento municipal integrado: urbanismo. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1982.
MONTE-MÓR, R. L. Outras fronteiras: novas especialidades na urbanização brasileira. In: CASTRIOTA, L. B. (Org.). Urbanização brasileira: redescobertas. Belo Horizonte: C/Arte, 2003.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SANTOS, Carlos Nelson F. dos. A cidade como um jogo de cartas. Niterói: Universitária, 1988.
VOGEL, Arno, Mello, Marco Antônio da Silva, e Santos, Carlos Nelson Ferreira dos. Quando a rua vira casa : a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. São Paulo: Projeto, 1985.
Arquivos e documentos disponíveis nos sítios do Ministério das Cidades em www.cidades.gov.br e do Instituto Polis em www.polis.org.br .
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMORIM FILHO, O. B. Cidades médias e a organização do espaço no Brasil. Revista Geografia e Ensino, Belo Horizonte, v. 2, n. 5, p. 5-34, 1984.
AMORIM FILHO, O. B. Contribution a l’étude des villes moyennes au Minas Gerais, Formiga et le Sud-Ouest du Minas Gerais. 1973. 361 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Université de Bordeaux, 1973.
AMORIM FILHO, O. B. Um esquema metodológico para o estudo das cidades médias. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2., 1976, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: IGC/UFMG, 1976, p. 6-15.
AMORIM FILHO, O. B.; ABREU, J. F. Ciudades intermédias y tecnópoles potenciales em Minas Gerais - Brasil. Tiempo y Espacio, Chillán, Universidad del Bío-Bío, v. 8, n. 9-10, p. 23-32, 2000.
AMORIM FILHO, O. B.; SERRA, R. V. Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano regional. In: ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V. (Org.). Cidades Médias Brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. 393 p.
BAUER, G.; ROUX, J. M. La rururbanisation ou la ville éparpillée. Paris: Seuil, 1976.
BEAUJEU-GARNIER, J. Les espaces périurbains. Cahiers du Crepifs, Centre de Recherche et d`Etudes sur Paris et l’Ile de France, n. 3, 1983.
CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Cidades Brasileiras: seu controle ou o caos. Nobel, São Paulo, 1989.
CAMOS FILHO, Cândido Malta. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: Ed. 34, 2003.
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho urbano no processo de planejamento. SP: Pini, 1997.
FERREIRA, Francisco, Whitaker. Planejamento Sim e Não: um momento de agir num mundo em permanente mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARTINE, G. A trajetória da urbanização brasileira: especificidades e implicações. Seminário Brasileiro Preparatório para a Conferência HABITAT II - Processo de Urbanização: Diagnóstico Global. Belo Horizonte, 30-31 de março de 1995. Relatório Nacional Brasileiro. Brasília: Ministério das Relações Exteriores. Divisão de Temas Sociais, 1995.
MARTINE, G. Population redistribution and state policies: a brazilian perspective. In: GOLDSCHEIDER, C. Migration, population Structure and Redistribution Policies. Westview Press, p. 207-228, 1992.
MONTE-MÓR, R. L. Do Urbanismo à Política Urbana: notas sobre o caso brasileiro. (Texto para Discussão, 11) Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 1981.
MONTE-MÓR, R. L. Espaço e planejamento urbano: considerações sobre o caso de Rondônia. Tese (Mestrado) Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1980.
MONTE-MÓR, R. L. M. Belo Horizonte: a cidade planejada e a metrópole em construção. In: MONTE-MÓR, R. L. M. (Org.). Belo Horizonte: espaços e tempos em construção. Belo Horizonte: CEDEPLAR/PBH, 1994.
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 1997.
SÁ, P. R. C. Os centros urbanos emergentes de Minas Gerais. 2001. 186 p. Dissertação (Mestrado) - PUC Minas, Belo Horizonte, 2001.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993.
SANTOS, M. Novo espaço, nova urbanização. Espaço & Debates, n. 13, 1984.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Studio Nobel, 1985.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SANTORO, Paula (Org.); PINHEIRO, Edie (Org.). O município e as áreas rurais. São Paulo, Instituto Pólis, 2004. 64 p. (Cadernos Pólis, 8)
VILLAÇA, Flavio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Nobel, 2001.
Assinar:
Comentários (Atom)