Trabalho Prático de Grupo 01 (TPG01)
(Valor 30 pontos)
Objetivo:
- capacitar o aluno à analise e formulação de diagnóstico na escala municipal e regional de cidades de porte médio.
Roteiro:
1 Inserção geográfica do município com sua contextualização regional com analise das relações geográfico-espaciais e socioeconômicas com os municípios vizinhos.
Elaborar uma análise do contexto regional no qual o município insere-se considerando, no mínimo, os municípios vizinhos. A analise deve considerar pelo menos os aspectos demográficos (dimensão e características da população, analise do processo de crescimento demográfico comparando a série histórica decenal do censo, analise e evolução da população urbana e rural) e socioeconômicos (base econômica, tipos de industrias existentes e participação na economia do município, produto interno bruto municipal, ICMS municipal, renda, participação economica do município em relação á região de analise considerada, analise e comparação dos IDHs municipais).
Afinal cabe definir o papel e a importância do município na região considerada. Sugerem-se duas etapas de analise considerando, em um primeiro momento a região Centro-Oeste, para depois abordar uma analise mais detalhada e local considerando os municípios limítrofes.
2 Caracterização e analise do território municipal:
a) analise do processo de crescimento ao longo da sua história associado à evolução socioeconômica.
Analisar o processo de implantação do núcleo urbano e seu processo de emancipação e crescimento associado aos diferentes contextos socioeconômicos e políticos presentes ao longo de sua história, salientando as etapas de evolução e os momentos mais importantes. A analise do processo deverá ser referendada, além do texto, também do ponto de vista espacial, através a elaboração de mapas temáticos (coleção de mapas) ou através de mapa temático de síntese.
b) forma urbana e suas relações com a infra-estruturação do território, as atividades econômicas pericentrais, periurbanas e rurais, as áreas rurais.
Analisar a forma urbana atual, respondendo a questões do tipo: como é a forma urbana atual do município? E até que ponto ela depende da presença das infra-estruturas viárias? E até que ponto a rede viária condicionou e condiciona a conformação urbana e de que maneira? Existe uma relação entre a forma urbana e outros tipos de infra-estruturas? Como, por exemplo, grandes equipamentos? Como as condicionantes ambientais (rede hidrográfica e unidades hidrográficas, a presença de acidentes topográficos, as características geomorfológicas, geotécnicas e geológicas, etc.) influem?
Considerando as características morfológicas funcionais da cidade, segundo quais lógicas e objetivos se deslocam as atividades econômicas? Quais atividades são mais presentes no centro? Quais nos bairros pericentrais? Quais nos bairros da periferia continua? Quais nos bairros da periferia descontinua? Quais na área periurbana? Quais na área rural? E como se caracterizam as áreas rurais? Existem núcleos urbanos rurais? Aonde estão localizados? Quais são suas características e dinâmicas atuais?
c) vetores de crescimento urbano-econômico e da infra-estruturação do território associados á caracterização e análise das dinâmicas imobiliárias.
Analisar segundo quais direções a cidades está crescendo e suas infra-estruturas, segundo quais dinâmicas e com quais características. Avaliar se os vetores existentes são relacionados com o desenvolvimento econômico e suas relações com o mercado imobiliário local.
d) distribuição da população no território municipal e analise dos fluxos existentes.
Analisar como a população se distribui no território segundo as características socioeconômicas, buscando determinar as regras e o padrão de localização visando destacar e localizar, de maneira preliminar, a presença de produtos imobiliários associados aos diferentes perfis socioeconômicos.
e) aspectos físico-geográficos do relevo (geomorfologia, declividade, hidrografia, geologia).
Analisar os aspectos mais importantes com relação as condicionantes ambientais existentes e seu grau de participação na conformação urbana (inércias e facilitação), indicar a presença de categorias de risco instalados e seus graus e de que maneira estes influem, direta ou indiretamente, no processo de ocupação e estruturação urbana.
f) aspectos ambientais, áreas de proteção e áreas de restrição à ocupação.
Analisar a presença de recursos ambientais e a forma com a qual são tratados por parte da população local e por parte da pública administração.
g) estrutura econômica com as atividades dominantes, em expansão ou em retração, indicadores da capacidade produtiva do município.
Analisar a base econômica do município destacando de maneira detalhada as atividades presentes, divididas por setores econômicos e seus indicadores de capacidade (quantidades de bens produzidos, vendidos e de serviços ofertados). Sua participação na economia local atual e as dinâmicas existentes destacando setores em crescimento e setores em retração ou crise.
h) estrutura sócio-cultural e sanitária.
Analisar a oferta municipal em termos de equipamentos ligados ao setor sócio-cultural e sanitário destacando a abrangência de cada um deles, o desempenho e as eventuais carências. Analisar a estrutura da sociedade organizada (associações de classe, associações comunitária, associações de bairro, movimentos, ongs, etc.).
i) estrutura político-administrativa.
Analisar a estrutura e articulação do poder público local. Analise da quantidade e do tipo de secretarias existentes, seu grau de descentralização e atendimento ao cidadão. Analisar o histórico político-administrativo dos últimos vinte anos.
l) instrumentos de planejamento existentes.
Buscar a analisar os instrumentos de planejamento existentes e identificar as propostas existentes para Pará de Minas.
3 Síntese.
Extrair para cada aspecto analisado os elementos/questões considerados mais importantes de maneira a elaborar uma sintese geral/retrato da atualidade do município escolhido.
4 Conclusões.
Elaboração de hipóteses a respeito do município estudado que possam servir para nortear propostas de intervenções em âmbito regional e municipal a serem resgatadas no trabalho propositivo (3° trabalho).
Observações: o trabalho se compõe de um conjunto de pranchas A2, deve ser apresentado através de textos, mapas e ilustrações em geral (croquis, fotos, etc.) e também com apresentação em Powerpoint a ser utilizada para o seminário.
Valor 30 pontos, sendo 20 pontos de avaliação em grupo e 10 de avaliação individual.
Data da entrega conforme calendário da disciplina
Nenhum comentário:
Postar um comentário